> «Camila Nunes, 40 anos, sofre de oneomania. Tem tantas roupas que a maior parte ainda está por estrear. Por causa da impulsividade consumista, tem uma dívida de 37 296 euros. “Uma vez, cansada de comprar, cortei o meu cartão de crédito. Mas não aguentei. No dia seguinte, fui até uma loja de bolsas e pedi que tentassem passar o cartão, mesmo cortado. Disse que meu sobrinho tinha quebrado sem querer, o que era uma mentira. Deu certo e acabei levando três bolsas iguais, mas de cores diferentes”, conta.» É impressionante este retrato, no geral um bom artigo. https://www.jn.pt/nacional/artigo/consumismo-dos-jovens-armarios-cheios-sensacao-de-alma-vazia/17854796 Isto é a representação da geração YOLO, altamente consumista, tudo o que ganha acaba por gastar, apenas para satisfazer o prazer do imediato, em detrimento da segurança do futuro. Quando não existe poupança, não existe segurança, nem perspetivas de futuro. Poupança é essencial. A geração YOLO (You Only Live Once) é o filho prodígio do sistema keynesiano/fiduciário, que vive para consumir e que não poupa. E como os keynesianos gostam de defender, dinheiro não é para guardar, mas sim para gastar. O sistema fiduciário incentiva o viver no limite, é como querer que as pessoas ingiram muito álcool e ao mesmo tempo querer que parem momento antes de ficarem embriagadas. O estar sóbrio e embriagado, é uma linha muito ténue, é muito difícil o próprio identificar, é neste ponto que o sistema fiduciário deseja. Tal como qualquer canabinóide, o consumismo não difere muito, um estimulador de dopamina e rapidamente se torna um vício e uma dependência, este artigo do jornal retrata bem isso. O título do jornal é brutal: «Armários cheios, sensação de alma vazia» Apesar de ser viciante, temos um sistema político/económico que usa e abusa dos estímulos de consumo, para manipular a economia ao seu belo prazer. Fix the Money, Fix the World!
mais um nos seus máximos:
> «Os cidadãos portugueses que queiram obter vistos de estudante ou de intercâmbio para os EUA vão ter de alterar as definições de privacidade das suas redes sociais, para que as autoridades norte-americanas possam escrutinar a sua atividade e decidam se podem entrar no país, segundo um aviso publicado no portal da embaixada norte-americana.» É mais uma demonstração que hoje em dia, os cidadãos já não têm o direito à privacidade, os estados querem ter acesso a tudo. Uma parte interessante desta noticia é que os mídias e as autoridades portuguesas estão "escandalizas" com estas novas medidas das administração Trump, que violam os direito à privacidade. Mas o mesmo governo votou a favor do processo legislativo, conhecido como ChatControl, ou seja, permitiria a UE monitorizar todas as conversas, mensagens, fotos e vídeos dos cidadãos europeus. Em nenhum momento vê uma noticia na imprensa nacional, sobre esta votação ou do processo, curiosamente ou não ficaram completamente calados. https://chatcontrol.pt/ Entretanto a ChatControl não foi aprovada, mas imediatamente os burocratas iniciaram outro processo legislativo, agora conhecido como ProtectEU. É apenas um mais um novo rebranded, mas a merda é a mesma, os burocratas já mudaram diversas vez o nome e vão continua-lo a fazer, até seja aprovado. Mas este aviso dos EUA, tem um ponto que poderá ser bom, se as autoridades querem os perfis públicos, é porque não estão a ter acesso direto aos dados. Isto significa que os dados estão apenas na Europa, a segregação está a acontecer. https://eco.sapo.pt/2025/07/31/portugueses-que-queiram-estudar-nos-eua-obrigados-a-tornar-publicos-os-seus-perfis-em-redes-sociais/
*"escandalizadas"
😅 😅
Não é pelo aspecto física ou da roupa, mas sim, pelo discurso anti-EUA, com uma mensagem nacionalista, para unir o povo, contra o "ataque estrangeiro". E com o aproximar das eleição, a perseguição à oposição.
Aqui está igual. Os políticos sempre tiveram o monopólio da informação, sempre controlaram as televisões, rádios e jornais. Só que não estão a conseguir controlar a internet, por isso eles odeiam tanto. Os políticos não gostam ser questionado e confrontando com opiniões diferentes da sua.
Eu sou português, não acompanho muito a política brasileira e o pouco que tenho assistido dos últimos dias, sobretudo do presidente Lula, dá-me dejavú de Hugo Chaves.
Isto vídeo é demonstrativo da mudança que ocorreu na esquerda portuguesa nos últimos anos, o centro-esquerda passou a esquerda e a esquerda foi para a extrema-esquerda. Hoje em dia, este discurso de Jorge Sampaio seria considerado de extrema-direita por grande parte dos limitantes do Partido Socialista e por todos do BE. E nunca na vida, Jorge Sampaio seria da direita.
Os centros de Dados e AI são um sector com muito valor acrescentado, muito importante para Portugal. Os governos estão a apostar forte nesta indústria, mas estão a esquecer-se de uma parte fundamental, não basta apostar apenas nos centros de dados, também é necessário apostar na produção de mais enérgica e de água. Com a quantidade de projectos aprovados e em fase de aprovação, não sei onde vão buscar tanta energia, as renováveis não suficientes. Vamos ficar ainda mais dependentes das energia vinda da Espanha.
> «O Banco Central Europeu (BCE) inverteu por completo o seu discurso sobre os riscos para a economia da Zona Euro. Depois de anos a combater uma inflação teimosamente elevada, a autoridade monetária europeia mostra-se agora preocupada com o cenário oposto: uma inflação persistentemente baixa que pode comprometer a estabilidade de preços e arrastar a economia para uma espiral deflacionária perigosa.» Já nem escondem, agora e sempre foi, o principal objectivo é criar inflação, porque é a única via possível para reduzir as dívidas soberanas dos países, através da desvalorização da moeda. Em suma, é colocar as pessoas, sobretudo os mais pobres, a pagar as dívidas, eles vão destruir a classe média. Vivemos numa sociedade tão surrealista, onde os "especialistas" defende a utilização gasolina para iniciar o fogo e depois dizem e utilizam mais gasolina para apagar o próprio fogo. É tudo tão absurdo, ninguém contesta estes "especialistas", onde andam as pessoas de bom senso. Aconselho a leitura do artigo, é muito interessante. https://eco.sapo.pt/especiais/bce-troca-o-medo-da-inflacao-pelo-panico-da-deflacao/
Máximo históricos?!? Sem dúvida nenhuma, tem tido interessantes resultados, é das menos más, mas está longe da máxima histórica. As pessoas estão a ver os gráficos com os óculos errados, têm que parar de medir a economia com palmos de mão, onde cada um tem o seu. O sistema financeiro necessita de um novo sistema métrico que não muda ao longo do tempo.
> «Nas Obrigações do Tesouro a 27 anos (data de vencimento em abril 2052), a yield a que a emissão foi colocada foi de 3,78%, o montante foram 610 milhões» Isto é tão ridículo... Indivíduos que ainda não nasceram ou que estão agora a nascer já tem a seu cargo o pagamento desta dívida de 610 milhões, além disso, 40% da arrecadação fiscal será para pagar pensões. Estas pessoas vão viver do quê? A ganância de hoje, está a hipotecar o futuro das próximas gerações. https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/igcp-emite-1-260-milhoes-a-6-e-27-anos-com-juros-de-257-e-378/
> «Staff do BCE acusa Lagarde de práticas antidemocráticas e agir como um miniestado» > «Favoritismo na contratação e promoção, pressões sobre os técnicos, indefinição sobre o estatuto legal do banco e abuso de contratos precários – estas são algumas das acusações do staff do BCE à atual liderança, que tem “tomado uma postura muito mais antidemocrática do que anteriores” e levado a altas taxas de burnout e suicídio» Oh, que surpresa... ninguém esperava isso, a senhora tem um currículo imaculado... https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/staff-do-bce-acusa-lagarde-de-praticas-antidemocraticas-e-agir-como-um-miniestado/
Welcome to reiartur spacestr profile!
About Me
Bitaites e calinadas de um disléxico e pseudo ilustrador. study #Bitcoin
Interests
- No interests listed.